Clubhouse: App hype elitista e excludente oriundo do Vale do Silício - ep #19

  
0:00
-16:00

A novidade da semana é o Clubhouse, uma nova plataforma/app que mistura conceitos de redes sociais e podcast.
Infelizmente o novo app segue a cartilha do vale do silício, se inspirando em estratégias de Instagram, Google, entre outros.
O Clubhouse já nasce com alguns conceitos questionáveis como premissa, o que chamo de FOMO-first app e Celebrity-first app.

A app funciona apenas para convidados, e até aí tudo bem. Entretanto, eles vão além, e cruzam o sistema de convites com o elitismo embutido, ao desenvolver a app apenas para iPhone e iPad.
Funcionar exclusivamente em sistemas operacionais Apple está na estratégia da empresa, o Clubhouse foi concebido com isso mente, visto que do ponto de vista técnico não existe limitação alguma para que a app funciona na Web e no Android.

Como o objetivo aqui é analisar os pontos negativos e os possíveis impactos ruins na sociedade e no futuro da internet, deixo abaixo uma lista resumida do que mais me chamou a atenção de ruim no Clubhouse:

  • Só funciona para convidados

  • Só funciona em iPhone e iPad (não funciona em Android, não funciona na Web)

  • Só funciona com áudio (Ok, é a premissa. Mas com toda tecnologia existente para criar algo novo e acessível, me parece bem questionável essa opção)

  • Estratégia focada no uso de celebridades para atrair a atenção e tornar o app o mais elitista possível

  • Somando o celebrity-first com o sistema de convites, nasce a fomo-first-app, uma aplicação que é baseada 100% no sentimento ruim de estar perdendo alguma coisa

  • Os podcasts já foram subvertidos e passaram de uma solução acessível e incrível para apenas mais uma coisa dominada por grandes players. O Clubhouse já nasce assim

  • OpenWeb passou longe. Se não existe app nem para Android, quem dirá para Web. Soluções de áudio no navegador já estão aí há muito tempo e funcionam muito bem obrigado

  • Uma pequena busca no YouTube e podemos ver que existem muitos vídeos de “influencers“ trazendo “hacks”, dizendo como ganhar dinheiro, como ganhar seguidores, etc

Quer ver em vídeo? Tem também: